26.3.10

História de Inês de Castro


D. Inês de Castro, uma fidalga galega que fez parte da comitiva da infanta D. Constança de Castela, em 1340, quando a infanta de deslocou a Portugal para casar com o príncipe D. Pedro. Tinha uma beleza singular que despertou a atenção do príncipe que se apaixonou por ela. Esta paixão provocou um escândalo na Corte Portuguesa, o que levou o rei a expulsar Inês do reino. Esta instalou-se no Castelo de Albuquerque, na fronteira de Espanha. D. Constança morre de parto em 1345. Com isto, D. Pedro manda que D. Inês regresse e passam a viver como marido e mulher na sua casa, onde vêm a ter filhos.
Os conselheiros do rei D. Afonso IV alertam-no para os perigos desta relação, pois era provável criar-se uma influência dominante de Castela sobre a política portuguesa. E deram-lhe como solução a morte de D. Inês.
Logo que D. Inês soube de tal solução, foi ao encontro do rei, rodeada dos filhos, implorando misericórdia. Nada disso serviu e D. Inês foi executada no dia 7 de Janeiro de 1355. Cinco anos depois, D. Pedro I, já rei de Portugal, jurou que havia casado clandestinamente com D. Inês um ano antes da sua morte, e coroou-a rainha.
Os seus túmulos estão lado a lado no Mosteiro de Alcobaça. Tudo isto tornou esta história numa lenda, a lenda do amor de Pedro e Inês.

Sem comentários:

Enviar um comentário